Metadata
Mostrar registro completo
A GERAÇÃO Y E O MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE TURISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Mercado de trabalho
Geração Y
Universidade Federal Fluminense
Curso de Turismo
Turismo
Geração Y
Informational era
Labor market
Generation Y
Universidade Federal Fluminense
Tourism course
Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues | Postado em:
2013
Resumo
As organizações estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, no qual se denomina hoje de era informacional. Essa acirrada competitividade tem promovido mudanças nas empresas e entre elas, destaca-se a maneira como o comportamento dos indivíduos é gerido. Atualmente, nota-se a busca de um modelo de gestão de pessoas capaz de não apenas valorizar e reter os melhores talentos na organização, mas, sobretudo, gerenciar de modo harmônico a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, destaca-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserido no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho compreende pesquisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, sendo esta última de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalho
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Era informacionalMercado de trabalho
Geração Y
Universidade Federal Fluminense
Curso de Turismo
Turismo
Geração Y
Informational era
Labor market
Generation Y
Universidade Federal Fluminense
Tourism course