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A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UM HOTEL DE LUXO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro
Administração de pessoas
Recursos humanos
Rotatividade de pessoal
Turismo
Hotelaria
Administração de pessoal
Recursos humanos
Rotatividade de pessoal
Tourism
Rio de Janeiro
Personnel management
Human resources
Personal turnover
Parada, Gabriela Abi Rihan | Postado em:
2013
Resumo
O turismo é caracterizado por sua complexidade e multidisciplinaridade. A atividade hoteleira insere-se no turismo como um segmento, cujo papel, está relacionado à prestação de serviços de acomodação, alimentação, entretenimento e segurança aos hóspedes. Dada a sua importância, os hotéis, como empresas prestadoras de serviços, dependem de seus funcionários para o seu funcionamento. Na medida em que os colaboradores da empresa tornam-se sinônimo de vantagem competitiva, as organizações hoteleiras começam a perceber que a sua diferenciação está no seu
capital intelectual, e que este precisa ser valorizado. Desta forma, a rotatividade de funcionários, como um fenômeno constante na hotelaria, deve ser administrada e minimizada, a fim de se reter o colaborador na empresa e de se alcançar os objetivos organizacionais. A gestão de pessoas na hotelaria pode criar um equilíbrio, por meio de estratégias, entre as necessidades da empresa e dos funcionários, de maneira que ambos encontrem sua satisfação. Diante do exposto, o presente trabalho buscou identificar as causas de rotatividade de funcionários em uma organização hoteleira. Por uma questão ética em pesquisa e com o objetivo de preservar a empresa e as pessoas envolvidas, o nome do hotel e dos entrevistados não será divulgado. Foi realizada, primeiramente, uma revisão da literatura. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa, adotando-se como técnicas de coleta a entrevista semiestruturada e a análise documental. Após a realização da
pesquisa de campo, os dados foram submetidos a uma análise qualitativa, na qual emergiram categorias de análise que expressavam as causas de rotatividade do hotel investigado. Os principais resultados revelaram que a rotatividade de funcionários está associada à frustração de expectativas dos colaboradores, prática de uma gestão amadora pela empresa, defasagem na política de recompensas oferecida, aspectos do ambiente de trabalho e desvalorização dos funcionários
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
TurismoRio de Janeiro
Administração de pessoas
Recursos humanos
Rotatividade de pessoal
Turismo
Hotelaria
Administração de pessoal
Recursos humanos
Rotatividade de pessoal
Tourism
Rio de Janeiro
Personnel management
Human resources
Personal turnover