Metadata
Mostrar registro completo
USO DE SOCIAL BPM EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Gestão de processos de negócio
Questionário
Entrevista
Colaboração
Organizações brasileiras
Gestão de processos de negócios
Tecnologia social
Software social
Social BPM
Business process management
Survey
Interview
Collaboration
Brazilian organizations
Batista, Matheus Froes | Postado em:
2018
Resumo
[Contexto] Social BPM é a combinação da gestão de processos de negócio com técnicas sociais e colaborativas com a finalidade de incentivar a colaboração ao longo do ciclo de vida de BPM. No entanto, ainda não se sabe como essas técnicas estão sendo aplicadas no contexto organizacional e quais são os seus impactos. [Objetivo] Este estudo visa evidenciar como as organizações brasileiras estão utilizando a tecnologia de Social BPM. [Metodologia] Um questionário foi aplicado com representantes de diferentes organizações para coletar informações sobre as práticas colaborativas realizadas na gestão de processos de negócio. [Resultados] O questionário recebeu 31 respostas e, dentre elas, 3 foram selecionadas para realizar uma entrevista com o intuito de complementar suas respostas e entender melhor como a colaboração ocorre em suas organizações. [Conclusões] O estudo mostra que a colaboração ocorre predominantemente em fases de BPM como projeto e modelagem. Há interesse em aplicar métodos colaborativos em BPM, porém a colaboração ainda ocorre sem planejamento formal e sem a ajuda de ferramentas computacionais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Social BPMGestão de processos de negócio
Questionário
Entrevista
Colaboração
Organizações brasileiras
Gestão de processos de negócios
Tecnologia social
Software social
Social BPM
Business process management
Survey
Interview
Collaboration
Brazilian organizations