Metadata
Mostrar registro completo
A MÚSICA NA CRECHE CEMEI VILTON EURICO: REFLEXÕES DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA
Bernardo, Maria Cleusa Pereira | Postado em:
26 jan. 2018
Resumo
Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]