IDENTIFICAÇÃO DE INICIATIVAS E DE DIFICULDADES DOCENTES PARA O ATENDIMENTO AOS INTERESSES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO PARA A MOBILIZAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Didática da ciência
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professor
Relação professor-aluno
Ensinoda ciência
Didática geral
Educação básica
Qualificação profissional
Metodologia do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Science education
Didactics of science
Professional development
Oliveira, Ana Paula Cardozo de | Postado em:
2016
Resumo
Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades. Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da educação básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Ensino de ciênciasDidática da ciência
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professor
Relação professor-aluno
Ensinoda ciência
Didática geral
Educação básica
Qualificação profissional
Metodologia do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Science education
Didactics of science
Professional development
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: