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OS FATORES ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE CONDUZEM AO DESCUMPRIMENTO DAS LEIS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Leis
História brasileira
Educação
Legislação brasileira
Education
Law
Brazilian history
Gomes, Daiana Ribeiro | Postado em:
2013
Resumo
Este trabalho monográfico propõe analisar o descumprimento das leis educacionais brasileiras, tendo como fio condutor os fatores sociais, políticos e econômicos que contextualizam a história do país. O estudo dedicou-se ao desvelamento do sistema capitalista através de um breve histórico de sua trajetória e repercussão no Brasil e seus reflexos na política pública de educação brasileira. O trabalho destaca a influência dos fatores sociais, políticos e econômicos na construção da política pública educacional brasileira além de suas interferências na constituição das leis que direcionam a educação do país. Fizemos menção ao caminho percorrido pela legislação a qual prevê os fundamentos, estruturas e a normatização do nosso sistema educacional. Caminho este iniciado pelo processo de democratização liberal, assumido no fim do Estado Novo, que através da Constituição Federal de 1988 outorgou à União a competência para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Adotamos uma perspectiva metodológica baseada na pesquisa bibliográfica que proporcionou o embasamento necessário para concluir que as leis educacionais brasileiras sofreram e sofrem constantes influências dos fatores mencionados acima
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
EducaçãoLeis
História brasileira
Educação
Legislação brasileira
Education
Law
Brazilian history