DSpace
 

RIUFF >
Ciências Exatas e da Terra >
IC - Instituto da Computação >
TSC - Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação >
TSC - Trabalho de Conclusão de Curso >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/jspui/handle/1/5265

Title: Métodos numéricos : um modelo prático de ensino e acompanhamento das aulas teóricas
Authors: Mota, Paulo Maurício de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Balbi, Helga Dolorico
???metadata.dc.contributor.members???: Lopes, Yona
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluiminense
Abstract: Os cursos de ciências exatas são compostos, em sua maioria, por disciplinas de ba-se matemática. Muitas dessas disciplinas requerem horas de estudos até que seu conteúdo seja fixado. Na metodologia tradicional de ensino o professor apresenta o conteúdo no quadro, em alguns casos com o auxílio de slides, e o aluno efetua suas anotações e depois resolve exercícios de fixação em livros ou através de listas for-necidas pelo professor. Com a proliferação de recursos tecnológicos, outras mídias, diferentes daquelas utilizadas originalmente, passaram a ser empregadas como re-cursos alternativos ou complementares ao conteúdo ministrado em sala de aula. Es-te trabalho apresenta uma solução que foi construída com o intuito de utilizar recur-sos da web para criar aplicativos que poderão ser utilizados para complementar os estudos na disciplina Introdução aos Métodos Numéricos, IMN, da Universidade Fe-deral Fluminense, UFF. Foi criado um site web através do qual é possível efetuar download de notas de aulas e exercícios extras, consultar links com assuntos relaci-onados à métodos numéricos e executar aplicativos para resolução de sistemas de equações lineares, obtenção de zeros de funções, interpolação, ajustes de curvas (método dos mínimos quadrados) e integração numérica.
???metadata.dc.description.abstractother???: Exact sciences courses are mostly composed of mathematics-based subjects. Many of these subjects require hours of study until their content is set. In traditional teach-ing methodology, the teacher presents the content on the board, in some cases with the help of slides, and the student makes notes and then resolves exercises in books or through lists provided by the teacher. With the proliferation of technological re-sources, other media, different from those originally used, began to be used as alter-native or complementary resources to content delivered in the classroom. This work presents a solution that was built with the initial intention of using web resources to create applications that could be used to complement the students in the discipline Introduction to the Numerical Methods (IMN) of Universidade Federal Fluminense (UFF). A website has been created through which students can download lecture notes and extra exercises, refer to links to subjects related to numerical methods, and execute applications for solving systems of linear equations, obtaining zeros of functions, interpolation, Curve fitting (least-squares method), and numerical integra-tion.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/1/5265
Appears in Collections:TSC - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TCC_PAULO_MAURICIO_DE_SOUZA_MOTA.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback