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THE NEW WORLD GUIDES TO THE LATIN AMERICAN REPUBLICS: O TURISMO PELO OLHAR DA POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA (1940-1946)
Relações internacionais
América Latina
Turismo
Relações internacionais
Brasil
Estados Unidos
Tourism
Internacional relations
Latin America
Silva, Fabiola Araujo da | Postado em:
2017
Resumo
A segunda grande guerra começara e os Estados Unidos ansiavam por estreitar laços comerciais e culturais com a América Latina. O governo brasileiro, sediado na cidade do Rio de Janeiro, por sua vez vislumbrou nessa aproximação o momento ideal para promover-se como o país do futuro e divulgar sua imagem. Essa perspectiva histórica norteia o objetivo geral deste trabalho que é demonstrar a utilização do turismo pela política da boa vizinhança e analisar a descrição da cidade do Rio de Janeiro no guia “The New World to the Latin American Republics – volume III”, produzido pelo Escritório de Assuntos Inter-americanos (EAI), do
governo dos Estados Unidos, destacando que o EAI desejava que o público
americano do norte soubesse sobre a então capital federal. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: contextualizar o período no qual o guia foi elaborado; analisar a atuação do EAI como um todo; investigar os itens na referida publicação e os discursos produzidos sobre a América Latina. A nossa principal fonte de análise, o guia The New World to the Latin American Republics – volume III integra uma série de guias criada pelo Escritório de Assuntos Inter-Americanos para suprir a necessidade de informações práticas sobre
os países latino-americanos. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise de fonte primária
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
TurismoRelações internacionais
América Latina
Turismo
Relações internacionais
Brasil
Estados Unidos
Tourism
Internacional relations
Latin America