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CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT: UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA EM UMA TRADICIONAL AGÊNCIA DE TURISMO NO RIO DE JANEIRO
Marketing de relacionamento
Agências de viagens
Turismo
Serviço ao cliente
Marketing de relacionamento
Agência de viagem
CRM
Relationship marketing
Travel agencies
Oldrini, Karine Botelho | Postado em:
2017
Resumo
No cenário mercadológico atual, tão competitivo, é notória a necessidade das empresas se destacarem frente às outras e, com isso, a gestão estratégica das organizações tem focado nas suas relações diretas com os clientes. Da mesma forma, as agências de viagens precisam se sobressair e investir no relacionamento com seus passageiros e o CRM é apontado como uma das principais estratégias de marketing de relacionamento. Baseado nesse contexto, o presente estudo foi elaborado com a intenção de analisar a utilização do CRM como ferramenta de marketing de relacionamento em uma tradicional agência de turismo do Rio de
Janeiro e servir como base para uma possível reestruturação de sistemas e
processos da agência. A fim de obterem-se informações relevantes, foi realizado um levantamento bibliográfico com os principais autores que estudam o tema e uma pesquisa exploratória com a agência. Verifica-se que apesar de a empresa ter êxito na questão de fidelizar clientes, a ferramenta é totalmente subutilizada pela organização e seus funcionários
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
CRMMarketing de relacionamento
Agências de viagens
Turismo
Serviço ao cliente
Marketing de relacionamento
Agência de viagem
CRM
Relationship marketing
Travel agencies