Metadata
Mostrar registro completo
VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ELETROQUÍMICA COMO UM TEMA MOTIVADOR
Aprendizagem significativa
Eletroquímica
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Eletroquímica
Aprendizagem significativa
Ensino médio
High school
Meaningful learning
Electrochemical
Lopes, Juliana Magalhães de Souza | Postado em:
2014
Resumo
A química praticada no ensino médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não contribuindo para a inserção do indivíduo em um mundo que está em constante transformação. Neste contexto, é de fundamental importância que na formação básica dos futuros professores as orientações pedagógicas estejam de acordo com as diferentes teorias de aprendizagem, de modo a desenvolver capacidades e habilidades para uma práxis eficiente. Desta forma, faz-se necessário o uso de uma aprendizagem significativa, que significa o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN incluem a educação ambiental no sentido de favorecer o engajamento político-social e aponta o professor como “peça” principal desta nova visão da educação voltada para a formação de cidadania. A inclusão de temas ambientais nas aulas de química tem como objetivo a contextualização do conteúdo, permitindo que o aluno perceba o papel social da química, suas aplicações e conseqüências. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em dois espaços escolares do município de Niterói e foram planejadas de modo a explorar duas atividades. A primeira atividade foi uma aula expositiva, na forma de slides no programa Power Point, abordando assuntos como oxidação e redução, pilhas, espontaneidade de reações, potencial padrão, eletrólise ígnea e aquosa, o efeito da disposição de metais pesados no ambiente e os problemas com o lixo eletrônico. A segunda atividade uma experimentação sobre o tema gerador, possibilita o desenvolvimento de habilidades e discussões críticas que complementam o processo educacional, fazendo parte do processo ensino-aprendizagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Ensino médioAprendizagem significativa
Eletroquímica
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Eletroquímica
Aprendizagem significativa
Ensino médio
High school
Meaningful learning
Electrochemical
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: