Metadata
Mostrar registro completo
O JOVEM NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS DISPUTAS DE VALORES ENTRE A ESCOLA E A RELIGIÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Oshiro, Cláudio Tadashi dos Prazeres | Postado em:
2015
Resumo
Pretendemos com essa pesquisa, pensar como as variadas formas de manifestações religiosas estão inseridas no âmbito escolar, entendendo a escola como um campo intelectual em que alunos, professores e a própria instituição exercem influência. Pretendemos ainda, neste sentido, perceber como o conflito religioso se manifesta em um espaço legalmente laico.
A pesquisa foi realizada em uma escola estadual em Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, sobre conflitos envolvendo os seus atores e questões religiosas, tendo os valores produzidos e reproduzidos - por ambos para esse campo como problemática. A pesquisa se deu entre os anos de 2014 e 2015, e contou com pesquisas qualitativas e quantitativas, por meios de questionários e entrevistas com os alunos e observações e relatos descritos no meu caderno de campo. Ao pensar a escola como um campo intelectual em que alunos, professores e a própria instituição exercem determinada ação, pressupomos que esse campo de poder apresente conflitos e contradições nas relações sociais que serão apresentadas no discurso dos educadores e alunos entrevistados
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]