DSpace
 

RIUFF >
ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional >
CSL - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura >
CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/jspui/handle/1/5026

Title: O teatro na transformação do EU docente
Authors: Silva, Yuri Costa Moraes da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Paiva, Andréa Lucia
???metadata.dc.contributor.members???: Paiva, Andrea Lúcia
Carneiro, Márcia Regina
Malta, Márcio José
Issue Date: 26-Oct-2017
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal trazer questões para a discussão sobre a formação docente, sobretudo na disciplina de Sociologia a partir do link da Sociologia de Goffman e de Henry Giroux com o método de Bertolt Brecht e Jerzy Grotowski para a interpretação teatral. Esse trabalho visa refletir e pensar em soluções para alguns problemas docentes como insegurança, dificuldade de dicção e respiração, baixa estima e timidez visando, assim, que a sociologia caminhe junto com o teatro na formação do professor. Compreender a importância da relação entre o teatro e as ciências refletindo de que forma podem ajudar no estranhamento e na desnaturalização do mundo social, sobretudo, na transformação do EU docente para a transformação do espaço escolar e do processo de ensino-aprendizagem.
???metadata.dc.description.abstractother???: The major purpose of this paper is to outline questions for a debate over the educational formation, mainly in the discipline of sociology. This work is based on linking Goffman’s sociology to the concepts of Henry Giroux (radical pedagogy and transformative intellectuals) ; including the Bertold Brecht and Jerzy Grotowski methods for acting performance. Aiming to resolve issues as lack of self-insurance, elocution and breathing troubles, great shyness, my work suggests that theater takes part in the teacher’s training along with sociology sciences. Indeed, both of those diciplins may contribute to the process of denaturalizing and estrangement of the social world. The self-transformation of the teacher in order to transform the school space and the teaching process is a challenge for us, future teachers.
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/5026
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Monografia FInal Yuri Costa (1).pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback