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PASSOS EM FALSO? INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O BANCO MUNDIAL E O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Ensino médio
Banco Mundial
Banco Mundial
Política educacional
Brasil
Curriculum
High school
World Bank
Alves, Anderson de Souza | Postado em:
2017
Resumo
O objetivo desse trabalho é demonstrar o resultado da pesquisa feita com o objetivo de compreender, em qual medida os discursos do Banco Mundial, que justificam reformas que adéquam a educação brasileira às exigências do mercado, têm influenciado na seleção de conhecimentos do currículo para o ensino médio. A partir do estudo teórico; da revisão bibliográfica do tema, através de artigos publicados em revistas sobre educação e seminários de pesquisas; e da aplicação do método Análise de Discurso, num dos documentos do Banco Mundial direcionado ao governo brasileiro, e também no texto da Lei 13.415, que realiza a reforma no ensino médio. Foi observado como resultado das relações do país com o Banco, no que diz respeito ao currículo do ensino médio, uma desvalorização dos conhecimentos necessários aos nossos jovens para o exercício da cidadania.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
CurrículoEnsino médio
Banco Mundial
Banco Mundial
Política educacional
Brasil
Curriculum
High school
World Bank