Metadata
Mostrar registro completo
DESEMPENHO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO BÁSICO PÚBLICO E PRIVADO DO BRASIL ENTRE 2013 E 2015
Qualidade
Educação
Público
Particular
Ensino público - Brasil
Ensino privado - Brasil
Estudantes - Brasil
Instituições de ensino
Performance
Quality
Education
Particular
Public
Miranda, Nathália Vieira | Postado em:
2017
Resumo
O Brasil se insere no grupo de países em desenvolvimento, cujo sistema de educação é considerado um dos piores comparado a países desenvolvidos e, até mesmo, países com a mesma situação socioeconômica como alguns da América Latina. Neste sentido, o sistema educacional brasileiro vem sendo questionado em relação à qualidade de ensino, em razão dos seus índices de escolaridade considerados críticos, disponibilizados pelo INEP. A análise do censo escolar mostra com clareza que o país caminha com uma educação precária e que o mau desempenho dos alunos está associado a diversos motivos como: condições da escola, qualificação dos professores, participação familiar, desigualdade de renda, moradia, características do aluno, etc. Considerando que os registros se apresentaram muito ruins, o presente trabalho objetivou a analisar os fatores determinantes do desempenho estudantil satisfatório, utilizando como ferramenta o modelo de regressão Múltipla e o modelo de regressão Multinível para dar maior robustez aos resultados e mostrar possíveis relações inerentes à qualidade da educação. A análise se baseou em estudar o Ensino Fundamental no Brasil nos anos de 2013 e 2015 e os resultados mostraram que entre as três categorias de análise: Nível Socioeconômico, Infraestrutura Escolar e Contexto Familiar, a Infraestrutura Escolar se mostrou com um impacto menor na nota do aluno e, além disso, o modelo Multinível permitiu que se fizesse uma análise para perceber as diferenças entre as escolas, e de acordo com os resultados encontrados, mais de 20% das variações das notas dos alunos são explicadas pelas diferenças entre as escolas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
DesempenhoQualidade
Educação
Público
Particular
Ensino público - Brasil
Ensino privado - Brasil
Estudantes - Brasil
Instituições de ensino
Performance
Quality
Education
Particular
Public