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PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM PROCESSO DE MEDIAÇÃO E INCLUSÃO
Pedagogia hospitalar
Iniciação à docência
CDD 370.11
Inclusive education
Hospital pedagogy
Initiation to teaching
Matos, Solange Paes de | Postado em:
2017
Resumo
A partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Educação inclusivaPedagogia hospitalar
Iniciação à docência
CDD 370.11
Inclusive education
Hospital pedagogy
Initiation to teaching