ALINHAMENTO DE VALORES PESSOAIS DE SERVIDORES PÚBLICOS DE UM SISTEMA DE BIBLIOTECAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo geral foi identificar diferenças entre
os valores pessoais de servidores de um sistema de bibliotecas de uma Institutição Federal de Ensino Superior a fim de contribuir com os gestores para o futuro do Sistema. A questão investigativa buscou entender até que ponto diferenças encontradas nos valores pessoais dos servidores investigados podem interferir no atendimento às exigências da Instituição pública com relação à gestão da qualidade de seus serviços. Foi selecionado o referencial teórico de Barrett (2006), cujo modelo apresenta níveis de consciência organizacional, baseados na hierarquia de necessidades de Maslow (1954). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, que aplicou um questionário a 105 indivíduos. Responderam à pesquisa 63,8% do universo - 67 indivíduos. Os resultados identificaram os dez valores pessoais mais votados por categorização de área do conhecimento das bibliotecas. As análises mostram a distribuição dos valores escolhidos entre os sete níveis de consciência humana e os valores considerados positivos e limitadores. As conclusões da pesquisa indicam que os valores pessoais dos servidores respondentes encontram-se desalinhados em relação à
área do conhecimento das unidades acadêmicas e que existe uma relação de valores positivos e limitadores em desequilíbrio.
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