Metadata
Mostrar registro completo
MÁQUINAS TÉRMICAS, BIOCOMBUSTÍVEIS E CONTROVÉRSIAS: UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA COMO PROPOSTA DE ENSINO PARA AS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Formação de professores
Biocombustíveis
Máquinas térmicas
Ensino de Física
Formação de professores
Ciência
Sociedade
Biocombustível
Máquina térmica
Socio-scientific issues
Teacher training
Biofuels
Thermal machines
Oliveira, Daniel Silva de | Postado em:
2014
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino voltada para professores interessados em introduzir abordagens baseadas em questões sociocientíficas em suas aulas. Mais especificamente, a proposta envolve o tema controverso que trata do uso dos biocombustíveis para contextualizar os conteúdos relacionados com os estudos sobre as máquinas térmicas. Para viabilizar a implementação da proposta, foi planejada uma sequência de ensino e desenvolvidos recurso experimental e material didático de apoio. A proposta oferece oportunidade para a abordagem de assuntos previstos pelo Currículo Mínimo de Física e pode auxiliar o professor a enfrentar os desafios que envolvem a perspectiva interdisciplinar presente nos documentos brasileiros que regulamentam a Educação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Questões sociocientíficasFormação de professores
Biocombustíveis
Máquinas térmicas
Ensino de Física
Formação de professores
Ciência
Sociedade
Biocombustível
Máquina térmica
Socio-scientific issues
Teacher training
Biofuels
Thermal machines