Metadata
Mostrar registro completo
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CIDADÃ: A FORMAÇÃO DE UMA BRIGADA DE INCÊNDIO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRJ
Ensino por investigação
Transferência de calor
CTS
Alfabetização científica
Transferência de calor
Ensino de física
Scientific literacy
Research-like activities
Heat transfer
STS
Rangel, Danilo Chaves | Postado em:
2014
Resumo
Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, escola localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado de Santa Catarina, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos e, nesse sentido, construímos um material para o aluno amparado pela perspectiva da formação para um cidadão capaz de posicionar criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade(CTS) afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica (AC). Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação visando construir os saberes necessários para a formação de “brigadistas de incêndio” para atuação no colégio. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões de sujeitos componentes de nossa sociedade tecnocrática
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Formação cidadãEnsino por investigação
Transferência de calor
CTS
Alfabetização científica
Transferência de calor
Ensino de física
Scientific literacy
Research-like activities
Heat transfer
STS