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ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA
Alunos com necessidades educacionais especiais auditivas
Ondas sonoras
Educação inclusiva
Onda sonora
Ensino
Surdo
Inclusion
Students with hearing special educational needs
Sound waves
Sampaio, Eduardo Bruno da Rocha | Postado em:
2014
Resumo
A situação da educação no país não é das melhores, principalmente quando se trata da escola ser vista como um meio onde todos os alunos se comuniquem e convivam sem que haja preconceito. Esse fator pode ser visto em classes consideradas convencionais, ou seja, sem alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) diagnosticadas, mas se intensifica quando os contém. O ensino no país ainda tem um longo caminho para chegar à inclusão de alunos com NEE, mas com relação aos alunos “convencionais” não há problemas. Isso é verdade? Talvez se os alunos fossem pensados como um grupo diversificado a situação melhoraria, pois não só os alunos com algum tipo de deficiência devem possuir NEE. Cada aluno tem suas particularidades, logo, uma classe não pode ser pensada como se todos fossem iguais. O projeto Atividades para o ensino de Ondas Sonoras: uma proposta inclusiva tem como foco principal possibilitar que os alunos surdos tenham condições de assimilar tal conteúdo, que está incluso no Currículo Mínimo de Física para o Ensino Médio no RJ e é tratado por vários livros didáticos como se o público alvo fosse exclusivamente os ouvintes, onde praticamente todos os exemplos se baseiam em uma pessoa escutando um som. Esta proposta visa romper essa barreira imposta de maneira inocente pelos autores, não trazendo um material como definitivo, mas sim conscientizar que se deve sempre adaptar o material utilizado de acordo com o grupo de alunos que se deseja trabalhar. Tanto que essa proposta não é exclusiva para alunos surdos. Esta pode ser uma proposta de ensino que se enquadre em outros meios, a fim de facilitar o entendimento dos alunos, ou, no mínimo, gerar uma oportunidade de explorar uma proposta distinta da que os livros didáticos trazem. Para tanto, é usado o simulador PhET e explorados os sentidos de tato e visão dos surdos. Também é fundamental a presença de intérprete de LIBRAS na sala de aula. A proposta foi aplicada com êxito entre alunos de uma escola pública, estando os mesmos em diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
InclusãoAlunos com necessidades educacionais especiais auditivas
Ondas sonoras
Educação inclusiva
Onda sonora
Ensino
Surdo
Inclusion
Students with hearing special educational needs
Sound waves