A INFLUÊNCIA DO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO: ESTUDO DE CASO – CEFET/RJ
Qualidade de vida
Instituição Federal de Ensino Tecnológico
Arte
Cultura
Qualidade de vida
Desenvolvimento organizacional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Art
Culture
Quality of life
Federal technological Education institution
Oliveira, Marcia do Nascimento | Postado em:
2017
Resumo
Esse estudo aborda a influência da arte e cultura em uma instituição federal de ensino tecnológico, com a finalidade de promover trocas de experiências, fomentar a participação de pessoas ou grupos para planejar, organizar e realizar programações artísticas e culturais nas suas mais variadas formas de manifestação, de modo a incentivar e estimular a criação, transmissão, interlocução e desenvolvimento cultural aos seus alunos, professores, funcionários, gestores, diretores e demais pessoas que integram a comunidade acadêmica, devido à carência das referidas atividades no CEFET-RJ, unidade Maracanã. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a influência, a necessidade da existência e a reflexão sobre o que pode influenciar um Núcleo de Arte e Cultura para a Instituição. A abordagem é qualitativa a ser aplicada em um estudo de caso da instituição CEFET-RJ. A pesquisa pode ser classificada como exploratória. Os meios utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um levantamento realizado através de questionário semiestruturado direcionado aos docentes, gestores e técnicos administrativos com o intuito de observar as reais necessidades e a importância com relação ao tema em estudo. O tratamento dos dados foi a análise das respostas de forma qualitativa e quantitativa adotando-se o tratamento estatístico simples. O resultado da pesquisa mostrou a necessidade do Núcleo de Arte e Cultura, como um espaço físico, aberto, em que se possa pensar em temas relevantes e essenciais, com a troca de experiências, com os professores, funcionários e alunos, como forma de aproximar, atrair, unir, interagir, criar e integrar entre a arte e a tecnologia, trazendo, assim qualidade de vida a todos os envolvidos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Núcleo de arte e culturaQualidade de vida
Instituição Federal de Ensino Tecnológico
Arte
Cultura
Qualidade de vida
Desenvolvimento organizacional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Art
Culture
Quality of life
Federal technological Education institution