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A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
Judice, Adriana Pinheiro | Postado em:
11 out. 2017
Resumo
A presente pesquisa enfatizou a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a sua análise, foi escolhida uma escola no município de Angra dos Reis com experiência na inclusão de jovens e adultos surdos (Escola Municipal de Educação de Surdos) como campo de observação e análise. Para isso, fez-se necessário abordar a escolarização de alunos surdos matriculados em salas de EJA, no contexto desta unidade de ensino, bem como as políticas inclusivas relacionadas à EJA, que contribuíram para a caracterização dos sujeitos existentes em seu espaço. Os resultados do estudo apontam que a EJA tem se transformado em um espaço inclusivo, onde “assegura-se a todos” igualdade. Mas os resultados também demonstram a inequação destes espaços, o que torna o aprendizado ineficiente. Desse modo, a pesquisa aponta alguns desafios que nos levam pensar a escola ideal para a educação dos surdos e para que a EJA possa atender minimamente a diversidade de seus sujeitos
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