Metadata
Mostrar registro completo
DISLEXIA: QUE CONTRIBUIÇÕES PODEM SER DADAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS?
Teixeira, Vanessa Grezzi Pinto | Postado em:
2014
Resumo
Atualmente a educação no Brasil vem passando por inúmeras dificuldades, seguindo assim para um rumo desordenado que está apresentando. Tal situação gera implicações presentes e futuras em nosso país. Acredita-se que somente com uma boa educação o país cresce. Infelizmente, professores e alunos hoje em dia encontram-se com extremo desinteresse. A educação precisa ser resgatada e, baseando-se neste ideal, este trabalho consiste na investigação da educação especial, com um enfoque nos distúrbios de aprendizagem, já que estes alunos encontram-se marginalizados por uma educação que já se encontra em péssimas condições, sobretudo o ensino em instituições públicas.
Este trabalho aborda aspectos teóricos da aprendizagem, apresentando as principais ideias do teórico da educação Lev Semenovich Vygotsky, e também a percepção do psicólogo Allan O. Ross sobre dislexia.
Baseando-se numa experiência de sete anos de trabalho com alunos disléxicos nos mais variados graus, compôs-se esse trabalho, fazendo-se deste um guia que traz os principais tipos de dislexia, com exemplos encontrados em salas de aula, demonstrados pelos seus professores. Um histórico da dislexia também é apresentado como uma forma de compreensão da evolução de sua descoberta e complexidade.
Achou-se importante apresentar as atuais legislações vigentes no Brasil acerca da educação especial para que se pudesse observar a sua fragilidade e indefinição sobre a direção a ser tomada com alunos especiais e disléxicos.
O trabalho procurou trazer, sobretudo informações observadas no trabalho com disléxicos, propondo assim uma nova reflexão dos atuais moldes de ensino a alunos com dificuldades de aprendizagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoTermo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: