QUALIDADE DO AR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ensino de química
Educação de jovens e adultos
Medologias participativas
Tema gerador
Ensino de química
Educação ambiental
Metodologia da problematização
Qualidade do ar
Educação de adultos
Environmental education
Chemistry education
Youth and adult education
Participatory methodologies
Theme generator
Neves, Sérgia Rossana Sabino | Postado em:
2016
Resumo
As dificuldades vivenciadas no ensino de química, em especial na educação de jovens e adultos, juntamente com o cenário de crise socioambiental contemporâneo são discutidos neste trabalho, que tem por objetivo analisar uma proposta de ensino de química que visa contribuir para a aproximação entre conhecimento científico e a realidade dos educandos na EJA, a partir da inserção da temática ambiental, tendo a qualidade do ar do entorno escolar como tema gerador. Para o desenvolvimento desta proposta fizemos uso de metodologia participativa, a qual foi realizada com uma turma da EJA, numa escola localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro e se constitui numa sequência didática, composta de três etapas: a problematização da realidade, promovida pela reflexão acerca da poluição atmosférica na região metropolitana do Rio de Janeiro; a construção dos conhecimentos científicos a partir dos óxidos presentes na poluição do ar e, na última etapa, retornamos a reflexão acerca da problemática ambiental promovendo a articulação entre os conhecimentos científicos construídos e a realidade vivenciada a partir dos índices da qualidade do ar coletados. Para análise dos dados buscamos uma aproximação da análise do discurso bakhtiniana, a partir da qual foi possível observar a apreensão dos conhecimentos a partir da incorporação e renovação do gênero, do ponto de vista da temática ambiental e dos conhecimentos científicos. No entanto, os resultados também apontam para a participação como uma categoria de análise haja vista a importância para a construção dos conhecimentos. Assim, foi possível concluir que a articulação entre a temática ambiental qualidade do ar e os conhecimentos científicos contribuíram para a superação dos obstáculos na prática do ensino de química, destacando-se como fundamental para esta articulação a mediação realizada no sentido de viabilizar a interação e as reflexões que levaram a ampliação dos conhecimentos. Entretanto, consideramos, ainda, a necessidade de reflexão contínua sobre a prática docente, especialmente nesta modalidade de ensino
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Educação ambientalEnsino de química
Educação de jovens e adultos
Medologias participativas
Tema gerador
Ensino de química
Educação ambiental
Metodologia da problematização
Qualidade do ar
Educação de adultos
Environmental education
Chemistry education
Youth and adult education
Participatory methodologies
Theme generator
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