SEQUÊNCIA DE PRÁTICAS COM RECURSOS MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO EJA E PROEJA
Eletricidade
Corrente alternada
Ensino de física
Eletricidade
Ensino médio
Educação de jovens e adultos
Physics education
Electricity
Electromagnetism
Nascimento, Fernando José Barros | Postado em:
2017
Resumo
O ensino de física utilizando-se apenas a lousa, algumas exemplificações abstratas e matematizações como fundamento se revela inócuo para a modalidade de ensino de jovens e adultos como o EJA e PROEJA, especialmente a eletricidade básica, o magnetismo e eletromagnetismo, em que, muito embora sejam interessantes na produção de conhecimento que vise ao entendimento sobre a geração de energia elétrica, tema importante em nossa sociedade atual, pouca ou nenhuma oportunidade é dada ao professor e ao aluno, no sentido de poderem desenvolver esses três temas de forma interligada, concisa e pragmática. Assim, motivar o aluno com o saber fazer, com resultados mais objetivos, ajudando-os na manipulação das práticas com a orientação do professor e o uso de vídeos livremente disponíveis ou editados dos aplicativos mais usuais para o ensino de física, contribui para aprendizagem mais significativa, permitindo o pleno desenvolvimento das capacidades do alunado. As matérias aqui propostas de forma geral não são ensinados pelos professores na modalidade de ensino referida, até mesmo para os discentes cuja idade e série seguem os padrões considerados regulares ou próprios, o que torna as atividades aqui elaboradas de extrema importância para o ensino de física no século XXI
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Ensino de físicaEletricidade
Corrente alternada
Ensino de física
Eletricidade
Ensino médio
Educação de jovens e adultos
Physics education
Electricity
Electromagnetism
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: