PRÁTICAS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO REGIME SOCIOEDUCATIVO, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Práticas demonstrativas
Ensino fundamental
Socioeducação
Ensino de física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Atividade experimental
Socioeducação
Physics teaching
Demonstrative practices
Midle school level
Socio-educational regime
Gomes, Vinícius Laurindo da Fraga | Postado em:
2017
Resumo
O ensino de ciências e física para os jovens internados no regime socioeducativo sofre
limitações que vão desde necessidade de trabalhar em módulos, até impossibilidade de
utilização de recursos e métodos usuais no ensino regular. Em particular, o agrupamento de
disciplinas em módulos faz com que a disciplina de Ciências e, consequentemente conteúdos
de Física, não seja vista nos dois últimos módulos do ensino fundamental, deixando o aluno
distante desses conteúdos quando ele entra no ensino médio. Visando complementar o
ensino modular nos módulos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental, foi
construído como produto deste trabalho uma sequência de práticas de física visando iniciar
esse público nos conceitos e reflexões trazidos da física. Na construção da sequência foram
consideradas as limitações particulares a que este público está sujeito, a necessidade de
prepará-los para a Física no ensino médio, bem como a inserção dos temas abordados no
contexto de suas experiências cotidianas. Foram selecionadas práticas com materiais de fácil
acesso sobre eletrostática, pressão, tensão superficial e calor, para as quais foram criadas um
guia de estudos e um questionário de acompanhamento. O objetivo da sequência de práticas
foi aguçar a curiosidade e despertar o interesse pelo estudo e pela física num público com
sérias deficiências e lacunas formativas. A ênfase na atividade experimental, além de associar
a ciência física com o seu lado de prático, possibilita que o jovem expresse suas habilidades
construtivas e manuais, contribuindo para sua reaproximação com o estudo, tão importante
para sua recuperação para a sociedade. Por meio do produto educacional aqui proposto,
espera-se contribuir para a construção dos primeiros conceitos físicos da estrutura cognitiva
desses jovens. Da mesma forma pretende-se fornecer aos professores que atuam no regime
socioeducativo um recursos educacional para realizar sua prática docente de forma mais
atraente, interessante e diversificada
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Ensino de físicaPráticas demonstrativas
Ensino fundamental
Socioeducação
Ensino de física
Ensino fundamental
Aprendizagem significativa
Atividade experimental
Socioeducação
Physics teaching
Demonstrative practices
Midle school level
Socio-educational regime
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