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VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: CRIATIVIDADE E ARTE NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Tecnologia Educacional
Enfermagem
Conduta do Tratamento Medicamentoso
Aprendizagem
Estudos de Validação
Tecnologia Educacional
Enfermagem
Conduta do Tratamento Medicamentoso
Aprendizagem
Validation Studies
Educational Technology
Nursing
Medication Therapy Management
Learning
Moreira, Amanda Portugal de Andrade | Postado em:
2012
Resumo
Por vivermos numa era tecnológica, muitas vezes a concepção de tecnologia tem sido usada de forma equivocada no cotidiano, pois tem sido concebida somente como um produto. A Tecnologia Educacional (TE), por sua vez, vem sendo definida como a forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total da aprendizagem e da instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas de aprendizagem humana, comunicação e materiais, de modo a tornar a instrução mais efetiva. Desta forma, um jogo é útil como método educacional quando promove situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitindo aos educandos uma auto-avaliação quanto aos seus desempenhos, além de proporcionar participação ativa dos jogadores em todas as etapas. O jogo educativo sobre “Administração de Medicamentos” descrito neste estudo é, por conseguinte, relevante enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em enfermagem. Este estudo contribui para a enfermagem uma vez, que propõe uma tecnologia educacional inovadora, diferente daquelas usadas tradicionalmente no ensino deste importante conteúdo. Os Objetivos desse estudo são analisar a repercussão junto aos discentes e docentes sobre o uso de um jogo no ensino de administração de medicamentos; verificar se a tecnologia pedagógica é um instrumento estatisticamente válido segundo juízes e público-alvo. Trata-se de uma pesquisa mista, descritiva, realizada entre setembro de 2011 e maio de 2012. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Os sujeitos foram 08 docentes da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e/ou relacionados com ensino de enfermagem (juízes especialistas) e 40 estudantes do 4º período de graduação, matriculados e ativos na disciplina no 2º semestre de 2011 e no 1º semestre de 2012 (público-alvo). A coleta de dados deu-se em dois momentos: 1º aplicação e validação da TE por alunos do 4º período; 2º observação e validação da TE pelos docentes convidados. Os aspectos éticos foram atendidos. Em seguida, iniciou-se a organização e análise dos dados. No processo de validação, as respostas foram analisadas quantitativamente pelos instrumentos que contêm pontuações de acordo com as respostas: totalmente adequada (TA); adequada (A); parcialmente adequada (PA) e inadequada (I). Os dados qualitativos foram obtidos por observação livre e analisados pela analise de conteúdo de Bardin. O jogo foi validado, pois obteve mais de 80% de aprovação, tanto pelos juízes especialistas quanto pelo público-alvo, podendo, portanto, ser utilizado como tecnologia educativa na disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Os resultados da utilização dessa TE foram positivos, demonstrando que alunos e professores se interessam mais por conteúdos ministrados quando participam ativamente e quando são utilizados métodos mais dinâmicos em sala de aula.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
Moreira, Amanda Portugal de Andrade. Validação de tecnologia educacional sobre administração de medicamentos: criatividade e arte no ensino de enfermagem. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.Assunto(s)
Estudos de ValidaçãoTecnologia Educacional
Enfermagem
Conduta do Tratamento Medicamentoso
Aprendizagem
Estudos de Validação
Tecnologia Educacional
Enfermagem
Conduta do Tratamento Medicamentoso
Aprendizagem
Validation Studies
Educational Technology
Nursing
Medication Therapy Management
Learning
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