EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO DOCENTE
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
História local
Ensino de história
Professor de História
Patrimônio cultural
Cabo Frio (RJ)
Cabo Frio
Cultural heritage
Patrimonial education
Local history
Silva Junior, Acioli Gonçalves da | Postado em:
2016
Resumo
Esse trabalho busca refletir as possibilidades e desafios da educação para além da sala de aula. Com este objetivo, selecionamos o patrimônio cultural da cidade de Cabo Frio, tangível e intangível, como cenário para essa proposta. Buscamos também empreender uma pesquisa sobre o patrimônio histórico municipal, como lugares de memória da localidade, tentando valorizá-los mediante a educação patrimonial, principalmente feita por docentes de História, Geografia e Artes da Rede Municipal a seus alunos. O produto proposto é um Roteiro Histórico da cidade de Cabo Frio para docentes, que pretendemos que seja utilizado para auxiliar os professores em suas aulas sobre história local, educação patrimonial e em visitações aos bens culturais do município. A consecução do produto foi realizada através de pesquisas em trabalhos de historiadores profissionais e memorialistas locais, além da documentação disponível no acervo da Câmara Municipal de Cabo Frio, de pesquisas no IPHAN e documentos do INEPAC. Utilizamos questionários para sondagem e entrevistas com os profissionais da educação da Rede Municipal de Cabo Frio: Professores, Diretores, Secretário Municipal e Secretário Escolar; com o intuito de investigar e propor caminhos viáveis para que a Unidade Escolar se torne uma instituição onde crianças e adolescentes aprendam a preservar o Patrimônio Cultural, a memória da localidade onde estão inseridos e sejam capazes de reinterpretar o passado de maneira crítica. Com a análise das entrevistas constatou-se que a Rede Municipal de ensino não possui uma proposta eficaz de história regional e muito menos de educação patrimonial, nem no currículo mínimo do município, nem no PPP das U.E pesquisadas. Também se verificou que os educadores não trabalham com essas temáticas, por conta das seguintes lacunas: formação acadêmica precária nos tópicos Patrimônio Cultural e História Local, ausência de formação continuada, falta de materiais didáticos, deficiência de conhecimento nas políticas públicas preservacionistas e da metodologia de educação patrimonial. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa e o uso do Roteiro Histórico proposto poderão subsidiar os educadores e gestores do município na formulação de políticas públicas educacionais e na inserção no currículo de temas centrados no patrimônio cultural do município
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
SILVA JUNIOR, Acioli Gonçalves da. Educação patrimonial, história local e ensino de história: uma proposta para o trabalho docente. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Assunto(s)
Cabo FrioPatrimônio cultural
Educação patrimonial
História local
Ensino de história
Professor de História
Patrimônio cultural
Cabo Frio (RJ)
Cabo Frio
Cultural heritage
Patrimonial education
Local history