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EDUCAÇÃO PARA O PARTO: O ENFERMEIRO NO PREPARO DAS MULHERES DURANTE O PRÉ-NATAL
Mulheres
Atenção à saúde
Tecnologia
Enfermagem
Enfermagem obstétrica
Mulheres
Atenção à saúde
Tecnologia
Enfermagem
Cuidado pré-natal
Promoção à saúde
Obstetric nursing
Women
Health care
Technology
Nursing
Araújo, Beatriz Mota | Postado em:
2013
Resumo
Estudo desenvolvido como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que buscou adaptar
estratégias que modificassem o modelo de assistência à saúde da mulher no serviço público de saúde
do Brasil, que ainda não garante a gestante o direito de ser autora do seu processo de parir, uma vez
que a coloca em posição passiva, recebedora de ordens, e sem autonomia no momento do trabalho de
parto e parto. Diante dessas questões o objeto desse estudo foram as repercussões da intervenção de
enfermagem, através da educação para o trabalho de parto e parto, na promoção da qualidade do
parto normal. Como objetivos estabeleceu-se: conhecer os saberes das gestantes em relação ao parto
vaginal e através de ações educativas para promoção da qualidade do parto natural; identificar e
esclarecer as dúvidas das mulheres em relação ao trabalho de parto e parto; desenvolver ações de
sensibilização e preparo para que elas se sintam aptas a experimentar diferentes formas de parir, até
que descubram a que mais se adéqüe à sua fisiologia; discutir o papel da enfermagem na educação
das gestantes visando favorecer o auto-conhecimento delas em relação ao seu corpo gravídico e sua
tomada de decisão em relação aos procedimentos que serão realizados no trabalho de parto e parto e
analisar os resultados das práticas educativas e seus impactos na perspectiva da mulher em relação
ao trabalho de parto e parto. Para tal o método adotado foi pesquisa-ação, junto ao grupo de onze
mulheres matriculadas na Policlínica Antonio Carlos no município de Niterói pertencente à
Fundação Municipal de Saúde, cujas atividades educativas eram realizadas durante o pré-natal com
filmes, rodas de conversas, demonstração de práticas de relaxamento e temas que emergiam do
grupo. O enfoque foi preparo físico e emocional das mesmas, diminuindo o medo a tensão e dor para
empoderá- las em seu auto cuidado. Apenas cinco mulheres foram avaliadas no pós-parto e os
resultados apontam: não há adoção sistemática no serviço publico de práticas educativas de
educação para o parto; as mulheres realizaram partos normais mesmo as que não desejavam fazê-lo
anteriormente; há uma dicotomia entre o discurso do modelo assistencial e sua possibilidade efetiva
de execução, já que a estrutura física das maternidades está muito aquém da ideal para um parto
humanizado; não há integralidade de atenção á mulher que reforce sua autonomia no parto; elas
apresentaram (dês) preparo de concepção sobre suas atuações sem planejamento para o parto. Tudo
isto permite dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para
melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
Araújo, Beatriz Mota. Educação para o parto : o enfermeiro no preparo das mulheres durante o pré-natal. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.Assunto(s)
Enfermagem obstétricaMulheres
Atenção à saúde
Tecnologia
Enfermagem
Enfermagem obstétrica
Mulheres
Atenção à saúde
Tecnologia
Enfermagem
Cuidado pré-natal
Promoção à saúde
Obstetric nursing
Women
Health care
Technology
Nursing
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