PERCEPÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DOS ALUNOS DE CIÊNCIA AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Imagem institucional
Marketing verde
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Universidade Federal Fluminense
Ciência ambiental
University sustainability
Institutional image
Green marketing
Sustainable development
Sá, Gabriela Nicolino de | Postado em:
2016
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo de caso com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo investigar a imagem de sustentabilidade da instituição, explorando a percepção dos alunos de graduação em Ciência Ambiental. Este curso em particular foi selecionado devido à maior sensibilidade de seus alunos ao tema da sustentabilidade, uma vez que estão mais avançados e engajados na discussão da sua aplicabilidade ao campus universitário. Para a etapa de levantamento de dados do estudo, foi desenvolvido o instrumento de Aferição Gráfica da Imagem Sustentável de Universidades, abreviado como GAUSI, do inglês Graphical Assessment of Universities Sustainability Image. O instrumento GAUSI propõe uma lista de iniciativas sustentáveis divididas em quatro áreas das universidades: Aferição e Relato, Educação e Pesquisa, Operações dos Campi e Envolvimento com a Comunidade. Os respondentes avaliam quais as iniciativas de maior relevância para as políticas ambientais, sociais e econômicos do campus, além de mapear o comprometimento de sua instituição com essas iniciativas. Desta forma, o instrumento GAUSI sugere quais iniciativas sustentáveis devem ser priorizadas para receber investimento, de acordo com os benefícios gerados para a imagem e a atratividade da universidade. Os resultados obtidos sugerem que, de forma geral, a adoção da sustentabilidade pode proporcionar um diferencial competitivo para UFF. Mais especificamente, o critério de priorização sugere uma forte distância entre a imagem atual da instituição e uma imagem ideal de sustentabilidade, identificando Operações dos Campi como a categoria mais crítica em necessidade de engajamento, para reverter a percepção negativa da imagem de sustentabilidade da UFF. Este trabalho procurou contribuir para o processo de inserção da sustentabilidade nos sistemas de gestão da UFF, destacando a importância de um mapeamento mais abrangente da percepção de todos os públicos de interesse na formulação de estratégias de posicionamento e na manutenção de uma imagem positiva da universidade, frente à sociedade de forma geral. Por fim, o trabalho levanta a discussão do papel e responsabilidade da universidade para contribuir para um futuro de desenvolvimento sustentável, através da educação e do exemplo para a comunidade.
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Tipo de documento
DissertaçãoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Universidade sustentávelImagem institucional
Marketing verde
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Universidade Federal Fluminense
Ciência ambiental
University sustainability
Institutional image
Green marketing
Sustainable development