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Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4333

Title: Ação educativa do enfermeiro no cuidado domiciliar de adolescentes e crianças: uso do fator estimulador de crescimento de colônia granulocítica (G-CSF) – uma perspectiva fenomenológica
Authors: Silva, Elizabeth Maria Oliveira da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pereira, Eliane Ramos
???metadata.dc.contributor.advisorco???: Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
???metadata.dc.contributor.members???: Sauthier, Marta
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Silva, Elizabeth Maria Oliveira da. Ação educativa do enfermeiro no cuidado domiciliar de adolescentes e crianças: uso do fator estimulador de crescimento de colônia granulocítica (G-CSF) – uma perspectiva fenomenológica. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016
Abstract: Problema: Atualmente o câncer infantil representa a segunda causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos, ultrapassado apenas pelos óbitos provocados por causas externas. E, a partir do diagnóstico, traça-se uma das propostas de tratamento, a terapêutica com os agentes antineoplásicos, conhecidos como quimioterápicos, os quais são responsáveis pelo longo período de internação, tendo em vista que um dos efeitos adversos desta terapêutica com maior incidência é a neutropenia pós-quimioterapia. Tal condição representada pela contagem de neutrófilos inferior a 1500/m3 torna necessário o uso de moduladores de resposta muitas vezes em domicílio. Objetivo: Este estudo tem como objetivo construir uma ação educativa durante a utilização em domicílio do fator estimulador de colônias granulocíticas (G-CSF), pelo paciente e/ou familiar, buscando conhecer o significado desta ação educativa a ser construída em conjunto com os familiares, considerando e respeitando o conhecimento e saber emanado por eles, em todo o processo holístico de saúde onde o indivíduo apresenta necessidades interligadas ao meio que o cerca. Método: É um estudo de natureza qualitativa, tipo descritivo com apropriação do método fenomenológico na percepção de Maurice Merleau Ponty, e a teoria transpessoal de Jean Watson e teve como cenário o centro de quimioterapia infantil do Instituto Nacional de Câncer, que é uma Instituição Pública Federal de referência na área oncológica, e obteve aprovação no CEP em 22/12/2015n° do CAAE-51715515.500005243 e no CEP da instituição coparticipante em 07/01/2016 n0 do CAAE-51715515.5.3001.5274. O estudo foi desenvolvido em conformidade com os princípios éticos estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 466/12. Resultado: A coleta de dados ocorreu no serviço de quimioterapia infantil por meio de entrevista com participação de dezoito familiares. As entrevistas foram transcritas na integra com apropriação do método de Giorgi e após analise a luz da fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty originou-se a formação de quatro categorias: Categoria 1-O impacto do diagnóstico de câncer na perspectiva do familiar; Categoria 2-O significado do câncer e tratamento na percepção do familiar; Categoria 3-A importância da espiritualidade na percepção do familiar da criança com câncer; 4-O significado do cuidado domiciliar na perspectiva do familiar. Considerações finais: Durante o decorrer deste estudo percorreu-se um caminho direcionado ao cuidado, tanto ao cuidador quanto do ser a ser cuidado com o objetivo de compreender e auxiliar os familiares no processo do cuidar a partir da percepção da experiência vivenciada por estes em um contexto familiar. Tais propósitos incluíram o respeito e valorização do conhecimento e das experiências desses familiares, incluindo suas crenças, cultura, e hábitos sociais. E, neste contexto é de extrema importância que o enfermeiro vivencie a experiência a partir da percepção do sujeito deste estudo, considerando os conceitos humanísticos, visando almejar uma assistência cada vez mais qualificada e de excelência, o que propiciou a construção de uma tecnologia educacional (cartilha educativa), no que se refere ao uso em domicilio do fator estimulador de crescimento de colônias de granulócitos
???metadata.dc.description.abstractother???: Problem: Currently, childhood cancer represents the second cause of death in the age group of 5 to 19 years, surpassed only by deaths caused by external causes. From the diagnosis, one of the treatment proposals is the treatment with antineoplastic agents, known as chemotherapeutic agents, which are responsible for the long period of hospitalization, considering that neutropenia is one of the adverse effects of this therapy with a higher incidence after chemotherapy. That condition, represented by the neutrophil count below 1500 / m3 makes it necessary to use response modulators often at home. Objective: This study aimed to construct an educational action during the use of the granulocytic colony-stimulating factor (G-CSF), by the patient and / or family member at home. It seeks to know the meaning of this educational action built together with the family, considering and respecting the knowledge and knowledge emanated by them, throughout the holistic process of health where the individual present needs interconnected to the environment that surrounds him. Method: It is a descriptive qualitative study, based on the phenomenological method from the perspective of Maurice Merleau Ponty, and the transpersonal theory of Jean Watson. It had as setting the child chemotherapy center of the National Cancer Institute, which is a public federal hospital, specialized in oncology area, and obtained approval in the CEP on 12/22/2015 under protocol number CAAE-51715515.500005243 and in the CEP of the participating Institution on 07/01/2016 under protocol number CAAE-51715515.5.3001.5274. The study was developed in conformity with the ethical principles set out in National Health Council (CNS) Resolution No.466/12. Results: Data collection took place in the infant chemotherapy service through an interview with the participation of eighteen relatives. We transcribed the interviews in full, with appropriation of the Giorgi method, followed by analysis under the perspective of the phenomenology of Perception by Maurice Merleau Ponty. Then, four categories originated category 1. The impact of the cancer diagnosis from the family perspective; category; 2. The meaning of the cancer and treatment under the perception of the family member; category 3. The importance of the spirituality under the perception of the family member of the child with cancer; -the meaning of home care from the perspective of the family member. Final Considerations. During the development of this study, we went through a path directed to care that reached both the caregiver and the being to be cared for with the objective of understanding and helping the family in the care process from the perception of experiences lived by them in a family context. Such purposes included the respect and valorization of the knowledge and experiences of these relatives, including their beliefs, culture, and social habits. And in this context, it is extremely important that nurses live the experience from the perception of the subject of this study, considering the humanistic concepts, aiming for an increasingly qualified and excellent assistance, which has enabled the construction process of an educational technology (educational leaflet) as regards the use at home of granulocytes colony stimulating factor
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4333
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