GESTÃO DO CONHECIMENTO E PROCESSOS NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM: UM ESTUDO DE CASO SUPORTADO PELA DESIGN SCIENCE RESEARCH
Gestão de processos
Design Science Research
OKA
Canvas
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Process management
Souza Junior, Paulo Roberto de | Postado em:
2016
Resumo
Um dos desafios importantes nas organizações de engenharia é lidar com o crescente nível de complexidade dos seus projetos, aliado à imersão da indústria da construção em um fraco cenário econômico e comercial nos últimos anos. A situação obriga as empresas a reverem a organização dos seus macroprocessos, simplificando-os a partir de uma melhor distribuição de tarefas, reduzindo custos e, adaptando, consequentemente, seus padrões de construtibilidade à nova realidade. Na mesma linha de tempo surge o segundo cenário, advindo da inserção da gestão do conhecimento na ISO 9001:2015. Além de estimular a participação dos empregados, mobilizando-os na construção de soluções práticas, a gestão do conhecimento busca o desenvolvimento de processos mais equilibrados, que proporcionem uma construção eficiente e de baixo custo, ao mesmo tempo em que são fomentadas e sistematizadas as atividades de criação, armazenagem, transferência e reuso de conhecimento. Em função disso o objetivo central da pesquisa está pautado na concepção de artefatos que priorizem a produção e incorporação de conhecimento local, levando-se em consideração as particularidades do cliente, os riscos, disponibilidade de recursos, região e cultura de mão de obra, e minimize o problema permitindo uma articulação mais fluida e dinâmica entre pessoas, processos e sistemas. Considerando que se trata de uma pesquisa de engenharia, procurou-se utilizar de um método investigativo que se aproximasse da realidade das empresas de construção e montagem, optando assim pela Design Science Research. A metodologia sustentou o estudo de caso em uma empresa de grande porte que lidera o segmento no Brasil. Pelo método foram gerados quatro artefatos, avaliados e validados quanto ao rigor e aplicação. A pesquisa se beneficiou da convergência oportuna entre a metodologia, o contexto de uma empresa de engenharia, em um quadro de mudança regulatória da norma ISO 9001:2015. Encontrar e explorar essa convergência em benefício da empresa, mas com perspectivas de generalização dos seus resultados foi a contribuição mais relevante que o presente trabalho realizou.
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Tipo de documento
DissertaçãoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Gestão do conhecimentoGestão de processos
Design Science Research
OKA
Canvas
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Process management