PROJETO “FÍSICA ANIMADA”: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO ALUNO PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Ensino médio
Cinemática
Stop motion
MUAN
Tracker
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Animação(Cinema)
Stop motion
Physics education
High school
Kinematics
Stop motion
MUAN
Tracker
Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de | Postado em:
2017
Resumo
O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino
médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do
ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram
utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a
análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso
como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames
diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram
entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se
voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do
projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do
aprendizado de tópicos em cinemática e mecânica
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Ensino de físicaEnsino médio
Cinemática
Stop motion
MUAN
Tracker
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Animação(Cinema)
Stop motion
Physics education
High school
Kinematics
Stop motion
MUAN
Tracker
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: