USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FORÇA E MOVIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Uso de simulações
9º ano do ensino fundamental
Ensino de física
Ensino fundamental
Simulação por computador
Physics education
Use of simulations
9th grade of elementary school
Souza, Gláucia Martins Ricardo | Postado em:
2017
Resumo
O ensino de física para o ensino fundamental vem sendo muito discutido
ao longo dos últimos anos tanto no Ensino Fundamental I – 1o ao 5o ano –
quanto para o Ensino Fundamental II – 6o ao 9o ano. Neste último segmento, a
física frequentemente é apresentada no 9o ano, de forma independente,
dividindo espaço com a química na disciplina de ciências. Em geral preterida
frente a química, por questão de preferência ocasionada pela formação do
professor de ciências, é nesta fase que os alunos têm, ou deveriam ter, o
primeiro contato com os conceitos fundamentais da mecânica newtoniana. Não
raro, os alunos apresentam dificuldades em superar concepções aristotélicas,
muito presentes no senso comum, a que o adolescente está inserido desde a
tenra infância. Por outro lado, o uso, por estes alunos, de tecnologias de
informação (TI) através de celulares, tablets e computadores, cada vez mais
frequentes na escola, permite explorarmos esta realidade em que a atual
geração de estudantes está inserida, para inovarmos na prática docente. Tendo
este panorama em mente, esta dissertação apresenta o desenvolvimento de
um produto educacional com o uso do simulador PhET no ensino de noções de
mecânica para o 9o ano do ensino fundamental. O produto consiste em um
roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos através da observação da
simulação. Duas abordagens são exploradas: uma em que o aluno realiza a
simulação em um laboratório de informática e outra em que o professor realiza
a simulação e o aluno acompanha através de um projetor multimídia. Um
manual de aplicação detalhado é fornecido juntamente com o produto. Para
descrever o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve
fundamentação teórica que discute o uso de simulações sob a ótica da
aprendizagem significativa de Ausubel. Descrevemos a metodologia utilizada
para montagem, aplicação e avaliação do produto. O produto foi aplicado em
turmas da pesquisadora bem como por uma outra professora de ciências. Os
resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdo aplicado aos roteiros, bem como através de questionário de sondagem
aplicados aos alunos e uma entrevista com a professora colaboradora. O
produto se mostrou de fácil aplicação e os resultados mostram a viabilidade do
uso do mesmo nas aulas de física par o 9o ano do ensino fundamental
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Ensino de físicaUso de simulações
9º ano do ensino fundamental
Ensino de física
Ensino fundamental
Simulação por computador
Physics education
Use of simulations
9th grade of elementary school
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: