DSpace
 

RIUFF >
Ciências Humanas, Linguísticas, Letras >
IL - Instituto de Letras >
POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem >
POSLING - Tese e Dissertação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4027

Title: Interdisciplinaridade em materiais didáticos para EJA: uma perspectiva discursiva
Authors: Macedo, Maria Madalena Covre da Silva de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Teixeira, Lucia
???metadata.dc.contributor.members???: Sousa, Silvia Maria de
Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Gomes, Regina Souza
Santos, Leonor Werneck dos
Issue Date: 21-Jul-2017
Abstract: Esta tese tem como preocupação central a formulação de um conceito discursivo de interdisciplinaridade para o qual faz convergir a teoria semiótica francesa e o dialogismo bakhtiniano. Forjado da articulação dessas duas vertentes teóricas, o objetivo do conceito é basear a elaboração de materiais didáticos interdisciplinares para a educação de jovens e adultos. Com esse viés pedagógico, o primeiro capítulo do trabalho contempla um estudo sobre relações entre disciplinas, vistas como forma de promover um ensino que considere a complexidade das sociedades contemporâneas. Tal reflexão toma como base a teoria do pensamento complexo de Morin. Para a proposta de interdisciplinaridade no ensino de EJA, foram estabelecidos dois operadores didáticos para a organização de materiais: os temas transversais e os gêneros discursivos. O segundo capítulo da tese investe sobre a articulação da semiótica francesa com o dialogismo bakhtiniano para apresentar o conceito discursivo de interdisciplinaridade, para o qual se instaura como categoria fundadora o cruzamento de fronteiras de unidades textuais representativas de diferentes disciplinas. Com uma visão de interdisciplinaridade balizada pelo que se apresenta nesses dois capítulos, o terceiro observa avanços na promoção da relação entre disciplinas em uma coleção didática interdisciplinar de ensino médio de EJA e aponta, a partir da análise, outras possibilidades de promovê-la. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de aplicação dos conteúdos teóricos discutidos nos capítulos anteriores, sob a forma de uma unidade didática para EJA – ensino médio. Para essa proposta considera-se que materiais didáticos interdisciplinares não podem prescindir de sequências didáticas de leitura fundamentadas em perspectiva teórica consistente que possa subsidiar a análise de textos de diversas linguagens e disciplinas e facilitar o trânsito entre eles
???metadata.dc.description.abstractother???: This work focuses on the formulation of a discursive concept of interdisciplinarity involving the French semiotic theory and Bakhtin's dialogism. Based on these two theoretical aspects, the aim of this concept is to develop interdisciplinary teaching materials for older youth and adult education (EJA). With this pedagogical bias, the first chapter of the work includes a study on the integration of school subjects as a way to promote an education which considers complexity of contemporary society. For the proposal of interdisciplinarity in the EJA teaching, two educational issues were established to organize the teaching materials for EJA: cross-cutting themes and genres. The second chapter of this thesis describes the articulation between the French semiotics and Bakhtin's dialogism in order to present the discursive concept of interdisciplinarity, which is the base for the cross-border of the textual units which represent each school subject. With an interdisciplinary vision built by the studypresent in the previous chapters, the third observes the progress made in promoting school subjects interaction in two interdisciplinary teaching materials for EJA in high school level and, based on this analysis, points at other possibilities to promote it. The fourth and last chapter presents a proposal to implement the theoretical contents discussed in the previous chapters, as a teaching unit for EJA in high school level. This proposal considers that interdisciplinary teaching materials can not do without teaching reading sequences based on consistent theoretical perspective which can support the analysis of texts in various languages and different school subjects and so facilitate the transit among them
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4027
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Madalena TESE Versao Final.pdf5.04 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback