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Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4015

Title: O financiamento de campanha e sua relação no sistema político brasileiro a partir da reforma política em 2003 e 2013
Authors: Gama, Charles Eleotério
???metadata.dc.contributor.advisor???: Riscado, Priscila Ermínia
???metadata.dc.contributor.members???: Del Río, Andres
Porto, José Renato Sant'Anna
Issue Date: 14-Jul-2017
Abstract: O presente trabalho visa, de modo claro e objetivo, analisar o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, além de discutir a proposta de financiamento público exclusivo. Dentro do debate, no que tange à reforma política, algumas questões são suscitadas sobre o sistema eleitoral brasileiro, a reforma política, as propostas de financiamento público/privado e o financiamento público como uma política pública a partir da ótica do Estado. Ademais, faz-se uma breve comparação entre os modelos propostos no Brasil e nos Estados Unidos e destacam-se algumas considerações a respeito do balanço eleitoral entre 2003 e 2013 julgadas pertinentes: financiamento de campanha no Brasil e a sua relação com empresas, sindicatos, sociedade e a máquina estatal. Diante desse contexto, a principal finalidade deste material é trazer mecanismos de reflexão que superem análises das propostas do financiamento exclusivamente público – presentes no decorrer do texto –, dialogando com as ideias de autores que tratam sobre o tema.
???metadata.dc.description.abstractother???: This research intends to analyze the electoral campaigns funding in Brazil in a clear and objective way, besides discussing the proposal of exclusive public financing. Within the debate regarding political reform some issues are raised about the Brazilian electoral system, political reform, proposals for public / private financing and public financing as a public policy under the state view. In addition, a brief comparison is made between the proposed models in Brazil and in the United States and some considerations regarding the electoral balance between 2003 and 2013 must be highlighted: campaign financing in Brazil and its relation to companies, unions, society and the state system. Thus, the main purpose of this presentation is to bring mechanisms for reflection that overcome analyzes of proposals of exclusively public - present throughout the text -, dialoguing with the ideas of authors who study the theme.
URI: http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4015
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