Metadata
Mostrar registro completo
O FRACASSO ESCOLAR NA ESCOLA BÁSICA
Clemente, Lídia Regina de Souza | Postado em:
2017
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as impressões dos educadores sobre o fracasso escolar e escola como espaço formativo. Esta temática é cativante e relevante quanto complexa. O debate sobre fracasso escolar toca em atitudes, comportamentos, valores. Conseqüentemente, o debate, expõe muitas feridas, incomoda. Ele provoca reações, resistências no íntimo dos estudantes. A proximidade que esta pesquisa possibilitou com o cotidiano escolar nos levou a perceber incômodos e resistências no campo dos valores e comportamentos dos estudantes da escola básica. Há tensões no terreno melindroso da cultura escolar e docente, vejo este ponto como um dos méritos do trabalho. Possivelmente o fracasso escolar chega a incomodar-nos tanto porque nossas sensibilidades humanas foram reeducadas nas lutas por nossos direitos, nas lutas contra tantas formas de exclusão que acontecem na escola e nas práticas docentes. Foi com base nessas considerações que se realizou a investigação desse trabalho de pesquisa. Em vista dos objetivos da pesquisa, foram definidas as estratégias de coleta e análise de dados. Para obter os dados da pesquisa, empregaram-se: a) entrevistas estruturadas com os professores atuantes na turma escolhida; b) observações de processos sociais e aspectos culturais do colégio onde se realizou a pesquisa, principalmente dentro da sala de aula e c) análise de documentos oficiais pertinentes à educação básica. Os achados foram analisados em conjunto e à luz dos pressupostos teóricos da investigação dando origem aos resultados da pesquisa
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]