QUALIDADE TOTAL: UMA NOVA IDEOLOGIA DA BUROCRACIA E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
Ideologia
Burocracia
Neoliberalismo
Gestão de qualidade total
Burocracia
Neoliberalismo
Total quality
Ideology
Bureaucracy
Neoliberalism
Silva, Suzzany Barreto da | Postado em:
2017
Resumo
Este trabalho buscou compreender como ocorre o processo de construção ideológica da burocracia em torno da TQM. O objetivo central foi analisar a forma como este conjunto de práticas foi aplicado à rotina de uma distribuidora de energia elétrica. O pressuposto é que a qualidade total é um apanhado de práticas de teorias administrativas anteriores, amparada no discurso ideológico neoliberal. Ademais, a implementação das práticas da TQM por meio dos chamados programas de qualidade, em geral, não respeitam as particularidades culturais dos trabalhadores e empresas brasileiras originando distorções formalísticas. A estratégia desse trabalho consistiu na contextualização histórica até a concepção e implementação do programa de qualidade na distribuidora. Categorias foram elaboradas após análise de literatura da TQM, bem como de depoimentos colhidos nesta pesquisa. Essas categorias foram elencadas para facilitar a identificação dos pressupostos da TQM. A metodologia de História Oral (doravante HO) foi utilizada na construção de novas fontes históricas, no caso dos relatos de trabalhadores. Além disso, a metodologia foi empregada para compreender as implicações da construção ideológica da TQM e suas práticas na forma de trabalhar
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Qualidade totalIdeologia
Burocracia
Neoliberalismo
Gestão de qualidade total
Burocracia
Neoliberalismo
Total quality
Ideology
Bureaucracy
Neoliberalism