Metadata
Mostrar registro completo
É POSSÍVEL APRENDER RELATIVIDADE EM QUALQUER IDADE?: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE HISTÓRICO-INVESTIGATIVO
Relatividade restrita
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de física
Relatividade
Física moderna
Física (ensino médio)
MCP in high school
Relativity
Historical-Investigative approach
Silva, Marcius Vinicius Silvestre da | Postado em:
2014
Resumo
Este trabalho possui o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no nível médio, de certa forma, fornecendo uma abordagem histórica sobre a inserção da Relatividade Restrita de Einstein, como um dos temas fundamentais da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Teve como referenciais teórico-metodológicos as teorias: da concepção alternativa, de Gravina e Buchweitz; da aprendizagem significativa, de David Ausubel; dos saberes docentes, de Maurice Tardif; e a reflexão docente de Donald Schön. Trata-se da construção de uma proposta de ensino para o conteúdo de Relatividade Restrita no primeiro ano do ensino médio, conforme consta no Currículo Mínimo 2012 do RJ. Como recursos didáticos foram utilizados vídeos, textos retirados da Internet, material didático com referência em livros e notas de aula e questionários para levantar as concepções alternativas dos estudantes. A proposta foi aplicada a um grupo com cinco a seis jovens e adultos voluntários, que já haviam concluído o nível médio e que tinham interesse em aprender o tema. A observação durante as aulas informais e a avaliação feita permitiram afirmar que o resultado final obtido com esse trabalho foi de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que existe uma boa aceitação e aprendizagem do tema por parte dos alunos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
FMC no ensino médioRelatividade restrita
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de física
Relatividade
Física moderna
Física (ensino médio)
MCP in high school
Relativity
Historical-Investigative approach