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A ASCENSÃO DA FÍSICA NO ENSINO SECUNDÁRIO E O PAPEL DO COLÉGIO PEDRO II
Brasil - Século XIX
Colégio Pedro II
Separação das disciplinas
Ensino carioca - Século XXI
Ensino de física
Física (Ensino médio)
Colégio Pedro II
Physics teaching
Brazil – Nineteenth Century
Colegio Pedro II
Separation of disciplines
Rio education – 21st Century
Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da | Postado em:
2014
Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Ensino de físicaBrasil - Século XIX
Colégio Pedro II
Separação das disciplinas
Ensino carioca - Século XXI
Ensino de física
Física (Ensino médio)
Colégio Pedro II
Physics teaching
Brazil – Nineteenth Century
Colegio Pedro II
Separation of disciplines
Rio education – 21st Century