Metadata
Mostrar registro completo
ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO: ANÁLISE DA VALIDADE TEÓRICA NUM SIMULADOR ORGANIZACIONAL
Posicionamento
Jogos de empresas
Laboratórios de gestão
Marketing
Posicionamento
Jogo de empresas
Laboratório de gestão
Marketing
Positioning
Business games
Management lab
Pereira, Davi dos Santos | Postado em:
2017
Resumo
O estudo realizado visou dar validade interna ao simulador EGS (Exercício Gestão Simulada), na área de marketing, mais precisamente na questão de posicionamento mercadológico.
Visando, apresentar um trabalho embasado teoricamente, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, fundamentada com os conceitos marketing (KOTLER e ARMSTRONG, 2000;
COBRA, 2007), posicionamento (KOTLER e ARMSTRONG, 2000; SANTOS e
PALOMBO, 2009), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA,
2009). Essa validação toma-se importante para demonstrar a relevância dos jogos de empresas
em ambientes simulados, tanto no desenvolvimento do aprendizado como na realização de
pesquisa aplicada em Administração. Neste sentido o objetivo foi verificar, nas empresas participantes dos jogos, as estratégias de posicionamento adotadas e sua relação com os resultados das mesmas. Ao todo, foram pesquisadas 29 equipes que participaram de 8 rodadas do jogo de empresas, produzindo 232 observações. A pesquisa realizada teve caráter descritivo com uma análise quantitativa, pois, a partir dos dados produzidos no EGS, como as decisões das empresas, o posicionamento adotado e os resultados alcançados, foi possível organizar por meio de indicadores próximos a teoria, uma comparação entre as variáveis levantadas. Pode-se concluir que o simulador consegue reproduzir as relações econômicas reais, apesar de suas limitações, ou seja, foi possível levantar indícios da validade interna do simulador à luz da teoria, propondo a classificação da validade teórica de simuladores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
MarketingPosicionamento
Jogos de empresas
Laboratórios de gestão
Marketing
Posicionamento
Jogo de empresas
Laboratório de gestão
Marketing
Positioning
Business games
Management lab
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: