PORTO MARAVILHA: ARBITRARIEDADE, MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NA CONSTRUÇÃO DA NOVA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO
Gentrificação
Olimpíadas
Megaeventos
Mídia
Porto Maravilha
Olimpíada
Cidade-empresa
Negócio
Mídia (Publicidade)
Business-city
Gentrification
Mega events
Media
Media
Silva, Ana Cristina Costa de Lima e | Postado em:
2016
Resumo
A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 consagrou a implantação de um modelo de desenvolvimento urbano baseado na lógica da cidade-empresa. Orientada pela organização da administração da cidade a partir de características empresariais, a gestão municipal fomentou a elaboração de projetos de infraestrutura capazes de atender às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos. Entre eles está o Porto Maravilha, projeto de concessão à iniciativa privada da região portuária da cidade, detentora de grande carga histórica e cultural na formação do Rio.
Sendo assim, esse trabalho propõe compreender se o processo de desenvolvimento e execução do Porto Maravilha corresponde ao discurso de legado prometido pelo poder público a todos os moradores da região do Porto. Partindo da análise de seis anos do noticiário do jornal O Globo, a pesquisa busca entender que imagem de cidade é possível apreender a partir das representações trazidas pelo periódico.
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DissertaçãoAssunto(s)
Cidade-empresaGentrificação
Olimpíadas
Megaeventos
Mídia
Porto Maravilha
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Mídia (Publicidade)
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Media
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