JORNALISMO EM TEMPOS DE FACEBOOK: A INFLUÊNCIA DAS FANPAGES NO FAZER JORNALÍSTICO
Jornalismo no Facebook
Segmentação jornalística
Jornalismo participativo
Jornalismo online
Jornalismo eletrônico
Facebook (Rede social on-line)
Mídia social
Internet
Webjournalism
Journalism on Facebook
Journalistic segmentation
Participatory journalism
Digital journalism
Motta, Marcelo Machado da | Postado em:
2016
Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre a influência causada pela participação mais expressiva dos leitores nas produções jornalísticas, por meio das possibilidades de interatividade, obtidas através das fanpages do Facebook. Como o jornalismo na atualidade tem lidado com a instantaneidade na difusão de informações, em que medida as novas narrativas midiáticas têm lidado com as novas plataformas informativas. Nesse aspecto, este estudo também busca analisar a mudança de postura das empresas jornalísticas, na tentativa de maior participação e interação com um público, cada vez mais produtor conjunto de conteúdos informativos. O recorte principal de análise serão as fanpages do portal Brasil 247 e revista Veja, juntamente com suas coberturas jornalísticas acerca da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef. Além do recorte principal, analisaremos situações específicas dos jornais Extra, do Rio de Janeiro, e Folha de São Paulo. Serão feitos estudos de situações, nas quais fica explícita a interação direta entre jornal e leitor, por meio do espaço de comentário. Na análise principal investigaremos as práticas jornalísticas através da segmentação de público, ou seja, como as empresas jornalísticas buscam estratégias e posicionamentos, de acordo com o seu público
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
WebjornalismoJornalismo no Facebook
Segmentação jornalística
Jornalismo participativo
Jornalismo online
Jornalismo eletrônico
Facebook (Rede social on-line)
Mídia social
Internet
Webjournalism
Journalism on Facebook
Journalistic segmentation
Participatory journalism
Digital journalism