A CAPACITAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL: A VISÃO DOS GESTORES DE PESSOAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Administração pública federal
Universidade pública
Capacitação docente
Ensino superior
Administração de pessoal
Capacitação profissional
Recursos humanos
Nazaré, Carmen Lucia Goneli de | Postado em:
2017
Resumo
Esta dissertação insere-se na esfera dos estudos organizacionais, especificamente na área de Gestão de Pessoas. Tem por tema a capacitação docente no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) e por objetivo principal verificar a percepção dos gestores de pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado do Rio de Janeiro sobre a contribuição do Plano Anual de Capacitação (PAC) para a capacitação e a qualificação dos servidores docentes. Dos objetivos secundários, destaque-se o de enriquecer uma agenda de pesquisa e de discussão sobre o tema da capacitação docente. Como pressupostos, entende que nessas IFES, esses gestores tendem a voltar sua atenção para o segmento técnico-administrativo, possivelmente por compreenderem que os docentes já estão capacitados, ao ingressarem titulados na universidade; que encontram apoio financeiro em programas específicos da Coordenação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); e contam com programas e editais internos de fomento, aprovados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Outro pressuposto é o de que os cursos de capacitação oferecidos visam contribuir, mais, para a avaliação de desempenho e o consequente aumento na remuneração dos técnicos-administrativos, do que para um projeto institucional de humanização da organização e da valorização de todos os trabalhadores, desenvolvendo neles capacidades, habilidades e conhecimento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o de estudo de caso. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e pesquisa de campo: entrevista. Das conclusões destacam-se: a falta de consenso entre os autores analisados no referencial teórico; que os termos capacitação e qualificação estão relacionados à promoção do desenvolvimento tanto da instituição quanto do servidor, mais até deste último, objetivando a subida de posição na escala de vencimento da carreira dos cargos técnico-administrativos, o que corrobora o entendimento explicitado nos pressupostos; que as necessidades prioritárias de capacitação do professor doutor são a formação didático-pedagógica e as novas tecnologias aplicadas à educação, seguidas daquelas para o exercício de atividades gerenciais (incluindo temas como liderança e poder), sobre a cultura da organização, relações interpessoais, comunicação e línguas estrangeiras. Esse pensamento dos gestores refuta um dos pressupostos da autora sobre considerarem prontos e acabados os professores mestres e doutores ingressantes na universidade, não necessitando de capacitação. Constata-se uma descontinuidade do planejamento e da gestão estratégica da instituição. Aponta para a construção participativa do mapa estratégico da IFES, por professores, técnicos-administrativos, alunos e representantes da comunidade onde a universidade está presente e que caracterize a instituição e não uma gestão específica. Propõe a elaboração de um PAC que inclua os docentes e que ofereça cursos que aborde o conhecimento das mudanças externas; as mudanças no padrão de comportamento; as novas tecnologias aplicadas à educação; e o oferecimento de cursos/programas em Administração Pública
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Gestão de pessoasAdministração pública federal
Universidade pública
Capacitação docente
Ensino superior
Administração de pessoal
Capacitação profissional
Recursos humanos