ECOS DO SER E DO ESTAR: UM ESTUDO DISCURSIVO ACERCA DO TRABALHO DO PROFESSOR DE INGLÊS DE CURSOS LIVRES
Formação docente
Professor de inglês
Cursos livres de Idiomas
Ensino da língua inglesa
Linguagem (ensino)
Formação docente
Language and work
Teacher education
Teacher of english
Private language courses
Souza, Carlos Fabiano de | Postado em:
2017
Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar a fala do professor de inglês sobre a sua
atividade em cursos livres de idiomas (CLIs), trazendo à tona as imagens
discursivas (DEUSDARÁ, ROCHA, 2006) que ele constrói sobre o seu trabalho e
sobre si em instituições dessa natureza. Isso implica em desvendar os sentidos e
a materialização, recuperados por meio do fio discursivo, do debate que perpassa
a relação: formação e experiência/trabalho prescrito e trabalho real (GUÉRIN et
al, 2001). Os pressupostos teórico-metodológicos que ancoram esta pesquisa se
constituem na interlocução entre linguagem e trabalho. No que se refere aos
estudos do trabalho, nosso aporte foi construído a partir de conceitos da
Ergonomia Situada (LAVILLE, 1977; VIDAL, 1998; GUÉRIN et al, 2001) e da
Ergologia (SCHWARTZ, 2010). No campo dos estudos de linguagem, nossa lente
de análise debruçou-se sobre a concepção dialógica (BAKHTIN [VOLOSHÍNOV],
2009; 2011), em diálogo com a perspectiva de Análise do Discurso de base
enunciativa (MAINGUENEAU, 1997; 2008a; 2008b; 2009; 2013; 2015). Nessa
interface, privilegiou-se a fala sobre o trabalho (LACOSTE, 1998). Para a análise
e interpretação dos excertos discursivos produzidos por uma professora
licenciada e um professor não licenciado que lecionam inglês em CLIs, por meio
do evento entrevista (DAHER, 1998), elaboramos um roteiro sistematizado em
três blocos temáticos, quais sejam: (1) saberes da formação; (2) saberes da
experiência; (3) tensão entre o trabalho prescrito e o real. Os resultados obtidos
sinalizaram para o trabalho do professor enquanto uma construção permeada
pela formação e pela experiência, em um processo inacabado, dinâmico, vivo, em
que os valores que circulam na situação de trabalho desempenham um papel
preponderante na construção e reconstrução de novos saberes, por meio do
debate de normas. Além disso, a análise dos excertos também nos permitiu
recuperar, por meio das imagens discursivas, dois tipos de étos de professores
operando em situação de trabalho nesses ambientes de ensino e aprendizagem
de LE, evidenciando, assim, maneiras singulares de ser/estar na profissão
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Linguagem e trabalhoFormação docente
Professor de inglês
Cursos livres de Idiomas
Ensino da língua inglesa
Linguagem (ensino)
Formação docente
Language and work
Teacher education
Teacher of english
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