ECOS DO ETHOS: UM GOLPE NA IMAGEM PÚBLICA DE DILMA ROUSSEFF EM VEJA ON LINE
Ethos
Adjetivação
Estereótipo
Análise do discurso
Veja (Revista)
Mídia
Estereótipo
Rousseff, Dilma, 1947-
Semiolinguistics
Ethos
Adjective
Stereotype
Sousa, Gisella Meneguelli de | Postado em:
2017
Resumo
Com o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso,
analisamos a adjetivação como estratégia discursiva para a criação de imagens
para a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, pela revista Veja (online). Nossa
análise se desenvolve em dois marcos situacionais: o período que antecede a
eleição presidencial de 2014 e o período posterior a esse evento político. O estudo
dos adjetivos no corpus desta pesquisa mostra como as escolhas lexicais podem
ser usadas ideologicamente, quando extraídas do sentido de língua e submetidas
ao sentido de discurso, pelos veículos de comunicação na criação de imagens
estereotipadas. Ao construir uma imagem sobre o sujeito objeto de seu discurso,
Veja cria para si, também, uma imagem de enunciador, a qual buscamos revelar
durante esta investigação
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Tipo de documento
TeseAssunto(s)
SemiolinguísticaEthos
Adjetivação
Estereótipo
Análise do discurso
Veja (Revista)
Mídia
Estereótipo
Rousseff, Dilma, 1947-
Semiolinguistics
Ethos
Adjective
Stereotype
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