DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA À APREENSÃO DO SENTIDO EM LEITURA: REFLEXÕES TEÓRICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS
Leitura
Conhecimento prévio
Objeto-anamnésico
Ensino de Língua
Língua materna
Linguística aplicada
Leitura
Global approch
Reading
Prior knowledge
Object-anamnesis
Chagas, Carmen Elena das | Postado em:
2014
Resumo
Partindo dos pressupostos teóricos da Abordagem Global, preconizados pelo grupo de
autores franceses que se dedicam ao estudo dos problemas de ordem textual e à
operacionalização dos constructos teóricos para o ensino de língua, sob a ótica da
Linguística Aplicada em Língua Materna, este trabalho possui como objetivo migrar do
“restritivamente linguístico” para o “globalmente comunicativo”, buscando trazer novas
sugestões de atividades práticas para o ensino de Leitura em nossas escolas, através de
oficinas, realizadas com alunos do 1º. e 3º. anos na faixa etária entre 15 e 17 anos, em
regimes de internato e semi-internato do Ensino Médio integrado ao Técnico de uma
escola pública federal – Instituto Federal Sul de Minas- Câmpus Muzambinho/MG. Essas
atividades estão baseadas nas cinco capacidades da Competência Comunicativa- conceito
preconizado pelos autores acima mencionados- e nas dez estratégias de leitor maduro ou
de sucesso da autora inglesa Hosenfeld. Como pano de fundo pedagógico, utilizamo-nos
das orientações da Pedagogia Simbólica de Byington, cuja teoria nos orienta para a
valorização dos sentidos, da mente e do corpo na construção do saber, aqui,
especificamente, no estudo de Leitura em nossas salas de aula. Assim, o trabalho busca
conjugar mente/mãos; cognitivo/afetivo; subjetivo/objetivo; abstrato/concreto. Uma forma
por nós encontrada para a viabilização desse processo de conjugação foi a utilização dos
conhecimentos prévios dos alunos e a proposta preliminar de construção de objetos
concretos que servirão como uma espécie de detonadores anamnésicos capazes de
funcionar como ganchos retentivos das experiências vividas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseAssunto(s)
Abordagem globalLeitura
Conhecimento prévio
Objeto-anamnésico
Ensino de Língua
Língua materna
Linguística aplicada
Leitura
Global approch
Reading
Prior knowledge
Object-anamnesis
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: