Metadata
Mostrar registro completo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA PEQUENA CERVEJARIA ARTESANAL
Planejamento estratégico
Bens de consumo
Cervejaria
Planejamento estratégico
Pequena empresa
Bens de consumo
Indústria cervejeira
Small business
Strategic planning
Consumer goods
Brewery
Mourão, Catarina Loureiro de Oliveira | Postado em:
2017
Resumo
As micro, pequenas e média empresas representam um dos principais motores da economia brasileira pela sua enorme capacidade geradora de emprego e renda, pela contribuição para redução da informalidade e promoção do empreendedorismo. No entanto, essas empresas apresentam uma alta taxa de falência em seus primeiros anos como resultado de diversos fatores, destacando-se a falta de planejamento estratégico estruturado. O presente projeto teve como objetivo a estruturação do planejamento estratégico da pequena cervejeira “Three Monkeys Beer”. Para tanto, foi utilizada uma adaptação do método Aproar de direcionamento estratégico, incluindo levantamentos e análises relativas a mercado, diferenciais competitivos, processos, recursos entre outros. Como resultado, foram identificadas áreas de ação prioritárias e definido um conjunto de medidas a serem tomadas no curto e médio prazos para alavancar a competitividade da empresa. O processo de pesquisa para elaboração deste projeto e a experiência de interagir com os empresários na construção do planejamento estratégico teve também como resultado a ampliação e consolidação dos conhecimentos dos envolvidos sobre conceitos e métodos de planejamento estratégico aplicados ao contexto de pequenas empresas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
Pequenas empresasPlanejamento estratégico
Bens de consumo
Cervejaria
Planejamento estratégico
Pequena empresa
Bens de consumo
Indústria cervejeira
Small business
Strategic planning
Consumer goods
Brewery