LIVRO DIDÁTICO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FRANCOFONIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FLE
Francofonia
Formação de professores
Livro didático
Professores - formação
Livros didáticos
Representações sociais
Língua francesa
Professores de francês
Rio de Janeiro
Ensino superior
Language policies
Francophone
Teacher training
Textbook
Teixeira, Suzana Darlen dos Santos Santaroni | Postado em:
2016
Resumo
Este trabalho reflete sobre a construção de representações da francofonia no processo de
formação de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE), através da análise de materiais
didáticos utilizados por instituições federais de ensino superior do Rio de Janeiro, nos cursos
de licenciatura. Acreditamos que tal pesquisa pode trazer contribuições aos sujeitos
envolvidos nesse processo. Segundo Paraguai e Pereira (2012), a maioria dos livros didáticos
de Francês Língua Estrangeira (FLE) prioriza as questões referentes à França e, se abordam
aspectos referentes a outros países francófonos, o fazem de modo menos profundo. Ou seja, o
livro didático pode funcionar como um instrumento que delimita a formação de
representações sociais e linguísticas no que tange ao pluralismo francófono. Consideramos o
processo de formação de professores fundamental para o desenvolvimento de profissionais
qualificados, não apenas no ensino da língua francesa, mas no conhecimento da
heterogeneidade cultural, social e linguística da francofonia. Essa ação vislumbra a aceitação
e o reconhecimento da diversidade francófona pelos aprendizes, através de um ensino que
proporcione a formação de representações sociais e linguísticas. Sendo assim, este texto
concentra-se em assuntos que abrangem questões de representações ligadas à formação de
ideias em torno da francofonia em aulas de FLE do ensino superior. A pesquisa deu-se através
da leitura de textos que embasaram a fundamentação teórica e que deram condições de
desenvolver as análises. As etapas posteriores consistiram na elaboração e aplicação de
questionário, em entrevistas com professores de FLE dos cursos que fazem parte de projetos
linguísticos da UFF (curso PROLEM) e UFRJ (curso CLAC), assim como na análise dos
materiais didáticos utilizados pelas universidades citadas e análise das entrevistas. Todos os
procedimentos elaborados e concluídos proporcionaram a compreensão de como os
professores em processo de formação entendem a importância da francofonia no ensino de
FLE. Pudemos, então, observar que a aceitação e conhecimento da diversidade francófona são
fundamentais para uma formação mais completa, tendo em vista as diferenças que constituem
a língua francesa
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Políticas linguísticasFrancofonia
Formação de professores
Livro didático
Professores - formação
Livros didáticos
Representações sociais
Língua francesa
Professores de francês
Rio de Janeiro
Ensino superior
Language policies
Francophone
Teacher training
Textbook
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