Metadata
Mostrar registro completo
A ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS PELA TERCEIRA IDADE: UMA ANÁLISE PELO MODELO MOTIVACIONAL DE SWARBROOKE
Terceira idade
Fatores motivacionais
Destino turístico
Turismo
Idoso
Motivação pessoal
Destino (Turismo)
Tourism
Seniors
Motivational factors
Tourist destination
Machado, Fabiana Neves | Postado em:
2017
Resumo
A motivação interfere na escolha dos consumidores da terceira idade em se tratando de turismo. Assim, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são os principais
fatores motivacionais na escolha de destinos turísticos pela terceira idade. Para isso, primeiramente definiu-se o conceito de turismo e o processo de escolha e decisão de compra
desse público consumidor. Para evidenciar os fatores motivacionais, foi utilizado o modelo de
Swarbrooke (2007). Partiu-se em seguida para uma pesquisa qualitativa, realizada por meio
de entrevista em profundidade, com seis aposentados da cidade de Volta Redonda, RJ. A
entrevista foi composta por 21 questões discursivas. As respostas obtidas foram avaliadas por meio de análise de conteúdo. Por fIm, foi proposto um modelo refinado de fatores
motivacionais para pessoas da terceira idade. Conclui-se que o modelo apresentado no
presente trabalho representou melhor os fatores motivacionais específicos para os turistas da terceira idade, diferenciando-se assim do modelo generalizado de Swarbrooke (2007)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
TurismoTerceira idade
Fatores motivacionais
Destino turístico
Turismo
Idoso
Motivação pessoal
Destino (Turismo)
Tourism
Seniors
Motivational factors
Tourist destination
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: