FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES: UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM FOCO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Formação continuada
Necessidades educacionais específicas (NEE)
Educação inclusiva
Formação continuada
Prática de ensino
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Inclusion
Continuing education
Specific educational needs
Toledo, Soraia Wanderosck | Postado em:
2016
Resumo
As constantes alterações em padrões sociais, políticos, econômicos, culturais, marca inequívoca da contemporaneidade, aponta para a necessidade de formação profissional contínua. No que se refere à educação formal, da pré-escola à pós-graduação, além dos conteúdos programáticos inerentes aos cursos, é fundamental que as práticas de ensino sejam repensadas, inovadas em diálogo com os mais variados contextos e atores sociais. Assim, com o objetivo de propor estratégias para formação continuada para docentes das carreiras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Magistério Superior com vistas ao aperfeiçoamento das práticas de ensino e à inclusão educacional, foi realizado Estudo de Caso em Instituição de Educação Pública que oferece cursos em nível médio, profissionalizante, superior e pós-superior. Por meio de entrevistas semiestruturadas e abertas, coletivas e individuais, os dados foram obtidos e a triangulação das informações coletadas nas entrevistas foi feita a partir de Análise em documentos institucionais. O tratamento dos dados aconteceu com base na Análise de Conteúdo. A conclusão é que em situações educacionais diferenciadas, como no recebimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), o discurso preponderante informa que os professores não se sentem preparados para esse tipo de trabalho, delegando às instâncias de apoio pedagógico as respostas para um atendimento adequado, o que acaba por provocar a fragmentação de ações, o fracasso. Essa situação pode, ainda, levar alunos a abandonarem os ambientes acadêmicos, além de contribuir para o desconforto, ansiedade e frustração por parte dos docentes. Sugere-se, dessa maneira, a criação de espaços para a articulação dos conhecimentos acerca das especificidades dos diferentes sujeitos sociais, nos quais poderão ser repensadas práticas de ensino que contribuam para a inclusão educacional e o sucesso da aprendizagem em perspectiva emancipatória
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
InclusãoFormação continuada
Necessidades educacionais específicas (NEE)
Educação inclusiva
Formação continuada
Prática de ensino
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Inclusion
Continuing education
Specific educational needs